Teatro Municipal do Porto

Teatro Municipal do Porto

O Teatro Municipal do Porto, através dos seus dois pólos, Rivoli e Campo Alegre, apresenta um programa multidisciplinar, aberto a várias latitudes e a diversos tipos de público, executando a estratégia implementada pelo Pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto desde a sua reabertura em setembro de 2014. O equilíbrio entre o que se faz na cidade, o que circula no país e o que de internacional apresentamos no Porto, faz deste Teatro um verdadeiro lugar de descobertas e confirmações artísticas. Um sítio onde diferentes abordagens são programadas e apresentadas em múltiplas escalas.



Teatro Rivoli

Em 1913 foi inaugurado com a nomenclatura de Teatro Nacional. Nos anos seguintes, mudanças no centro urbano obrigaram a repensar e modernizar o imóvel, e, assim, em 1932, nascia o Teatro Rivoli, remodelado, adaptado ao cinema e com programação de ópera, dança, teatro e concertos. O projeto arquitetónico é da responsabilidade do Arquiteto e Engenheiro Júlio Brito. Em 1994, o Teatro fechou para uma total remodelação, com projeto do Arquiteto Pedro Ramalho. Em outubro de 1997, o Rivoli reabriu as suas portas sob a direção de Isabel Alves Costa. Atualmente, o Rivoli acolhe programação nacional e internacional do Teatro Municipal do Porto, bem como alguns dos grandes eventos da cidade, com particular enfoque nas áreas da dança, teatro, música, marionetas, novo circo e cinema.

Teatro Municipal Rivoli

Teatro Campo Alegre

O Teatro Municipal Campo Alegre foi projetado pelo arquiteto Rogério Cavaca e após a sua construção, em 2000, passou a ser gerido pela já extinta Fundação Ciência e Desenvolvimento (FCD). O edifício dispõe de quatro salas (Auditório, Café-Teatro, Cine-Estúdio e Sala-Estúdio) e três apartamentos equipados para residências artísticas, dois de tipologia T1 e um T3. Atualmente, o Teatro Municipal Campo Alegre apresenta-se como o pólo experimental do Teatro Municipal do Porto, um laboratório criativo que alberga artistas de várias latitudes e oito companhias da cidade em residências de curta e longa duração, no âmbito do programa Teatro em Campo Aberto que, mais tarde, apresentarão as suas criações resultantes destes momentos de trabalho.  

Teatro Municipal Campo Alegre